Configurando Ambiente de Desenvolvimento PHP no macOS Mojave utilizando o XAMPP

Configurando Ambiente de Desenvolvimento PHP no macOS Mojave utilizando o XAMPP

Um guia passo a passo para a configuração do XAMPP 7.3.0 no macOS Mojave

Olá profissional da web seja bem vindo! Neste rápido artigo você vai aprender a instalar e configurar o XAMPP 7.3.0 no macOS Mojave. Caso você não saiba, o XAMPP é um ambiente de desenvolvimento PHP que possui como base o servidor Apache.

A principal vantagem de se utilizar o XAMPP é que ele já vem praticamente pronto, bastando apenas alguns ajustes para tirar o máximo proveito da ferramenta. Vale lembrar que existem outros ambientes de desenvolvimento, inclusive o macOS, por ter sua base em Unix, já trás muita coisa nativa, e que você pode configurar manualmente, no entanto eu opto pelo XAMPP por ser algo muito mais versátil que possui tudo que se precisa para projetos PHP.

Instalação do XAMPP

O primeiro passo então é fazer o download do XAMPP. Estou utilizando aqui a última versão disponível, que é a 7.3.0 (lembrando que as versões do XAMPP acompanham as versões do PHP).

Link para download do XAMPP: https://www.apachefriends.org/pt_br/download.html

O processo de instalação é rápido e simples. Basicamente o que você precisa fazer é abrir o arquivo baixado, executar o instalador e ir avançando durante as telas. Na versão que utilizei não existe nenhuma configuração importante a fazer durante a instalação, bastando avançar todas as telas até o fim.

Configurando Ambiente de Desenvolvimento PHP no macOS Mojave utilizando o XAMPP

Configurando Ambiente de Desenvolvimento PHP no macOS Mojave utilizando o XAMPP

O processo de instalação pode demorar um pouco, então basta aguardar. No final da instalação você encontrará a tela abaixo. Deixe a opção “Launch XAMPP” marcada para inicializar o ambiente.

Configurando Ambiente de Desenvolvimento PHP no macOS Mojave utilizando o XAMPP

O painel de controle do XAMPP será utilizado para o gerenciamento dos recursos do servidor. Basicamente você poderá ligar e desligar os recursos quando quiser. Para ter acesso ao gerenciamento dos recursos clique em “Manage Servers”. Você verá 3 servidores nesta tela, os quais pode ativar ou desativar. Temos aqui o servidor Apache, responsável pela exibição das páginas Web, o ProFTPD que é um servidor FTP para envio de arquivos e o MySQL que é o servidor de banco de dados. No nosso caso, como estamos em ambiente local, utilizaremos apenas o Apache e o MySQL.

Configurando Ambiente de Desenvolvimento PHP no macOS Mojave utilizando o XAMPP

Perceba na imagem acima, que todos os servidores estão desativados. Nesse momento, se você acessar o endereço http://localhost no seu navegador, receberá uma mensagem de erro de conexão, justamente porque os seus servidores estão desligados.

Obs.: Na maioria das ocasiões esses servidores estarão ligados logo após a instalação, então os efeitos que estamos citando aqui serão os inversos.

Agora, clique no servidor Apache e depois em Start, repita a operação para o MySQL. Você precisará aguardar por alguns minutos até que o indicador fique verde, o que significa que os servidores estão em operação. Nesse momento ao acessar http://localhost você será redirecionado para a página:

Configurando Ambiente de Desenvolvimento PHP no macOS Mojave utilizando o XAMPP

Isso significa que estamos no caminho certo. Algo importante a se dizer é que o caminho http://localhost é o padrão para o acesso aos projetos. O que ocorre é que esse endereço acessa diretamente uma pasta dentro do sistema, assim como nas hospedagens comuns. Essa pasta é a htdocs e está dentro de \Applications\XAMPP\xamppfiles\. É dentro dessa pasta que você colocará todos os arquivos dos seus projetos.

Seguimos agora para as configurações de otimização para que tudo funcione perfeitamente no XAMPP. Antes de iniciar recomendo que você tenha um editor de texto como o Sublime Text (tenho utilizado o Visual Studio Code para esse tipo de tarefa, ele é gratuito e funciona muito bem) para executar os próximos passos.

Configurações de Otimização

Apesar de vir com tudo funcionando, o XAMPP tem algumas particularidades que precisam ser ajustadas para evitar dores de cabeça no futuro. O legal é que depois dessas configurações, você provavelmente não precisará de mais ajustes e poderá focar nos seus projetos.

Configurações no arquivo php.ini

O primeiro arquivo que precisaremos configurar é o php.ini. Esse arquivo trás diversas configurações de funcionamento do PHP. Você irá encontra-lo em \Applications\XAMPP\xampfiles\etc. Abra o arquivo php.ini e vamos às edições.

Utilize a função procurar do seu editor de texto (normalmente o atalho é CMD + F) para buscar por memory_limit. Neste local (linha 460) o valor do limite de memória deve ser de 128M (o XAMPP tem trazido assim como padrão, mas vale a pena conferir).

O próximo item que precisamos configurar é o error_reporting (linha 516). Aqui, como estamos em um ambiente de desenvolvimento, é interessante que recebamos todos os erros. Deixe então configurado como E_ALL. Aproveite para conferir se o display_erros (linha 533) está setado como on.

Seguindo na configuração do php.ini vamos alterar o timezone do servidor. Como estamos no Brasil, utilizaremos o timezone de São Paulo. Procure por date.timezone (linha 1040) e escreva America/Sao_Paulo, lembrando que precisa ser exatamente como colocado aqui.

Por fim iremos habilitar a extensão openssl que nos permitirá trabalhar com certificados ssl em nosso servidor local. Por isso procure por openssl.dll (linha 970) e retire o ponto e vírgula que está a frente da linha.

Configurações no arquivo httpd.conf

O arquivo https.conf faz o gerenciamento de usuários que vão inicializar os serviços. No nosso caso o usuário que inicializa é o nosso usuário do sistema operacional. Nesse caso, o primeiro passo é descobrir qual é o seu usuário. Para tanto basta abrir o terminal e digitar o comando ls -la que é um simples comando para listagem de arquivos do sistema. Esse comando também informa quem é o dono do arquivo e a partir daí você descobrirá o nome do usuário do sistema. Veja na imagem:

Configurando Ambiente de Desenvolvimento PHP no macOS Mojave utilizando o XAMPP

Conhecido o nome do usuário, vamos abrir o arquivo httpd.conf e configurar o usuário, ele está localizado na mesma pasta acessada anteriormente: \Applications\XAMPP\xampfiles\etc.

Busque por User (linha 173) e troque o usuário de daemon para o seu usuário.

E pronto. Agora você precisa retornar ao seu gerenciador do XAMPP e reiniciar os serviços do Apache. O nome do software é manager-osx para o caso de você querer buscar com o Spotlight (CMD + Espaço). Você também precisará encerrar completamente o seu navegador para garantir que as alterações terão efeito.

E chegamos ao fim de mais um artigo tutorial. Eu escrevi mais dois tutoriais que podem te interessar para incrementar ainda mais o seu ambiente de desenvolvimento. Um sobre como instalar um certificado SSL em localhost utilizando XAMPP e Google Chrome (veja clicando aqui), e outro sobre como instalar o Xdebug que é uma extensão para melhorar o debug do código também utilizando XAMPP (veja clicando aqui).

Se gostou do artigo, se não gostou, ou se teve qualquer dificuldade, comenta aqui abaixo! Prometo não deixar ninguém sem resposta! Um grande abraço e até o próximo artigo.