Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

O processo de configuração e gerenciamento de um servidor VPS é algo que toma muito tempo e por isso muitos não se arriscam. A Agius Cloud promete mudar isso. Confira nossa análise e veja se eles conseguem.

Olá desenvolvedor(a), seja bem vindo ao Profissão Web! Nesse artigo vamos falar sobre um tipo de ferramenta que vem ganhando muitos adeptos entre os desenvolvedores web e agências. Estou falando de um gerenciador de servidores vps, ou cloud servers. Se você é como eu, que estou sempre em busca ferramentas que facilitem a minha vida e me economizem tempo, para que eu possa utilizar no que realmente preciso, mas não abro mão da qualidade e da confiabilidade de um host como a Digital Ocean, fazer o uso desse tipo de ferramenta é quase que obrigatório.

Logo que comecei no mundo do desenvolvimento web identifiquei a falta de serviços de cloud servers nacionais que tivessem um bom custo benefício e ainda um painel de fácil operação. Eu teria então duas soluções possíveis, ficar com a hospedagem compartilhada ou utilizar um serviço de hospedagem de fora do país. A escolha quase que instantânea, baseada nas inúmeras indicações dos meus colegas, foi a Digital Ocean (estou escrevendo um pequeno artigo sobre a DO, se você quiser ser avisado quando ele estiver pronto, me avise através dos comentários ok!). Porém, ao começar a utilizar os serviços da Digital Ocean, identifiquei um problema sério para o meu caso (e acredito que também para muitos desenvolvedores): eu perdia muito tempo para configurar e gerenciar um servidor de modo que ele fosse seguro e confiável o suficiente para hospedar meus projetos. Eram muitos passos necessários, e o tempo que eu perdia instalando e depois gerenciando esses servidores começavam a me fazer muita falta. Afinal, eu tive que estudar e quebrar bem a cabeça com o ecossistema Linux. 

A falta de soluções para esse problema me fez abandonar a Digital Ocean por um bom tempo, e nesse período utilizei a Umbler (Você pode ler o artigo que escrevi sobre a Umbler: Umbler é bom? Umbler é Confiável? Não assine antes de ler!), que é uma empresa que utilizo até hoje para alguns projetos mais simples (Wordpress, WooCommerce, etc..), porém para aqueles trabalhos que necessitam de uma maior personalização na infraestrutura de hospedagem, a empresa já não me satisfazia. 

Na procura por soluções que me atendessem, com um bom custo benefício, um amigo me apresentou a Agius Cloud, que promete automatizar o processo de instalação e gerenciamento de servidores vps, facilitando a vida dos desenvolvedores, e ao mesmo tempo, te deixando à vontade para fazer as personalizações que você precisa. Saiba se eles realmente cumprem o que prometem nessa análise completa!

 

Sobre a Empresa

A Agius Cloud é uma empresa que fornece um painel de controle robusto, voltado para a automatização de processos de instalação e gerenciamento em servidores vps. A empresa, que está sediada em São Paulo, foca na rapidez, agilidade e simplicidade no gerenciamento de servidores.

Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

 

Serviços Disponíveis

A Agius Cloud possui atualmente um único serviço, um software na nuvem para o Gerenciamento de Servidores. Como a própria descrição diz, a Agius Cloud não é responsável pela hospedagem dos sistemas, a qual você precisará contratar em uma das empresas que eles já integraram na plataforma, mas sim pela automitização dos processos de instalação e gerenciamento das aplicações no servidor. Hoje já existem integrações com a Digital Ocean, Vultr e Linode porém, para os próximos meses, a promessa é que o painel da Agius Cloud também se integrará com o Google Cloud e com a Amazon. Se isso acontecer, será uma super mão na roda para muitos desenvolvedores uma vez que essas duas últimas empresas costumam oferecer longos períodos gratuitos para teste.

As principais características do seu serviço, informadas pela própria empresa, são: painel otimizado simples e intuitivo, monitor de desempenho com informações em tempo real, SFTP Web para gerenciamento de arquivos pelo navegador e terminal SSH sem restrições de firewall ou proxy.

Além dessas características o serviço inclui a nova versão do protocolo HTTP, certificado SSL gratuito com Let's Encrypt, alta performance utilizando o servidor web NGINX, sistema de cache personalizado, pondendo escolher entre Microcache e Redis, e instalação automática de templates como WordPress, WooCommerce e Mautic.

Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

A Agius Cloud opera com três planos, um gratuito e dois pagos. O plano gratuito oferece a possibilidade de se conectar a um servidor, e gerenciar sites WordPress e WooCommerce ilimitados, de acordo com a capacidade do servidor que você escolher. Além disso você tem acesso a a domínios temporários (para utilizar no desenvolvimento da aplicação), usuários SSH/FTP, SFTP Web, monitor de recursos terminal SSH web e acesso ao PHPMyAdmin. Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

A Agius Cloud promete ainda auxiliar o desenvolvedor no processo de otimização do servidor para o projeto em que ele está trabalhando.

Estou utilizando os serviços da Agius Cloud a pouco tempo, mas já consegui ter uma boa experiência para formar minha percepção sobre a empresa. Será que a empresa cumpre mesmo o que está promentendo? É o que você vai saber a seguir:

 

Impressões, Opiniões e Experiência de Utilização

Devo confessar que no início não acreditei muito no serviço, mas a medida que o utilizo me surpreendo mais. A Agius Cloud apareceu em um momento em que eu realmente mais precisava desse tipo de solução. 

Nos meus testes, como eu precisava instalar o Mautic e utilizo um sistema proprietário, contratei o Plano Plus, afinal, só preciso de um servidor(por enquanto). Como eu sempre sou da opinião que mostrar é melhor do que falar, vou descrever o processo de instalação de um sistema Wordpress, você verá como tudo é muito simples, tanto para esse sistema, quanto para sistemas proprietários.

Para iniciar os testes o primeiro passo é nos cadastrar na em uma das empresas de hospedagem suportadas pela Agius Cloud (Digital Ocean, Vultr ou Linode). Se você quiser seguir esse mini tutorial para fazer os seus testes te recomendo fortemente utilizar a Digital Ocean. Durante todos esses anos que tenho trabalhado com VPS's ela é de longe a empresa mais confiável, nunca tive uma queda sequer em meus servidores. Clicando no link abaixo, você pode fazer o seu cadastro e ganhar U$10 em créditos para utilizar como quiser.

Se você quiser ter mais liberdade e fazer a instalação de qualquer tipo de aplicação, precisará contratar um dos planos pagos. O primeiro chamado Plano Plus e custando R$17,00/mês inclui todos os recursos do plano gratuito, porém oferece a possibilidade de instalar qualquer tipo de aplicação PHP, além de incluir o template para instalação automática do Mautic. Além disso oferece a isntalação automática do Let's Encrypt (certificado SSL), um serviço de migração automática e suporte preferencial, lembrando que, assim como no plano gratuito, o Plano Plus permite a conexão de apenas um servidor. Por fim o Plano PRO custa R$27,00/mês e oferece todos os recursos anteriores com o número de servidores ilimitados.

Quero Ganhar U$10 em créditos na Digital Ocean!

O cadastro é muito simples e em poucos segundos você terá sua conta configurada.

O segundo passo é criar a sua conta na Agius Cloud, lembrando que você consegue perfeitamente testar o sistema sem ter que pagar nada, e até utilizar a vida inteira sem desembolsar um tostão, porém só poderá fazê-lo instalando templates do WordPress ou do WooCommmerce, infelizmente, na data em que escrevo esse artigo não é possível instalar qualquer outra aplicação utilizando o plano gratuito.

Quero Fazer Meu Cadastro de Teste na Agius Cloud!

Após fazer o cadastro você precisará confirmar o seu email, basta clicar no link de ativação e pronto, a sua conta já estará ativa. Quando você faz o login, você é direcionado para um painel de controle muito bem organizado e com as informações todas ao seu alcance. Pelo próprio painel é muito fácil se guiar para as configurações iniciais.

Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

O primeiro passo é conectar o seu Host ao Agius Cloud, depois disso absolutamente tudo será feito por meio do painel da empresa. Para fazer essa conexão, acesse no menu do lado esquerdo a opção Hosts. Você verá a seguinte tela:

Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

No meu caso, e durante esse artigo, irei utilizar a Digital Ocean (e eu super recomendo), se você também quiser testar os serviços dessa empresa, não se esqueça que com o nosso link você ganhará U$10 para utilizar por lá (Clique Aqui para se cadastrar e ganhar). Caso queira utilizar quaisquer outras disponíveis o processo de instalação é praticamente o mesmo, então fica a sua escolha.

Quando você clica na empresa de hospedagem, você é direcionado para uma página de configuração de API. Será requisitado um nome, e um Token. No campo nome você pode digitar qualquer um (recomendo que digite um nome sugestivo para o caso de você não se perder depois e saber de qual host se trata), porém no campo Token API você precisa digitar um token que é gerado na sua conta da empresa de hospedagem escolhida. Como estou utilizando a Digital Ocean, mostrarei o procedimento para a geração do token desta empresa.

Após fazer o login em sua conta da Digital Ocean, clique no menu API e depois clique em Generate Token. Uma caixa de diálogo é exibida para que você coloque o nome do token. Coloque o nome de sua preferência e lembre-se de deixar o checkbox Write marcado (isso permite que a Agius Cloud controle sua conta da Digital Ocean e faça a criação de novos espaços pelo painel deles), e clique em Generate Token.

Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

Copie o código gerado e cole-o no campo Token API no seu Painel Agius Cloud. Agora clique em conectar minha conta. Pronto, sua conta da Digital Ocean já poderá ser gerenciada através do Painel da Agius Cloud e, a partir desse momento, você só precisará acessar sua conta na Digital Ocean para gerenciar suas opções de pagamento.

Com a empresa de hospedagem devidamente conectada, vamos configurar um novo servidor. Nesse caso, você não poderá aproveitar um servidor já em utilização, a configuração criará um novo. E como eu já mencionei, a partir de agora tudo será feito pelo painel da Agius Cloud. Você pode acessar ou criar novos servidores através do menu Servidores. Quando você clicar em Servidores no menu à direita, você verá a conexão que acabou de fazer. Clicando em uma das conexões você deverá realizar as configurações básicas para a criação do servidor. No nosso caso, utilizando a Digital Ocean precisaremos escolher, o plano, o local do datacenter (recomendo escolher New York 3), o timezone (geralmente America/Sao Paulo para projetos nacionais), e um nome para o host, o qual recomendo utilizar um padrão de FQDN (full qualifying domain name) do tipo subdominio.seusite.com. E por último clicar em Criar Servidor.

O processo demora um pouco, porque além de criar o servidor, a Agius Cloud fará todas as configurações para deixa-lo pronto para você começar a hospedar as suas aplicações. Não é necessário que você espere na página pela conclusão do processo, tudo é feito em background.

Quando o processo de criação e configuração estiver concluído, você poderá criar seu espaço para sites, e aqui, não existe limitação por parte da Agius Cloud. Para isso, clique em Sites no menu principal do painel. Você verá uma relação dos sites que você já tem instalados, e poderá acessa-los para realizar alguma configuração. Aqui também é o lugar onde você criará um novo espaço para sites, clicando em Novo Site.

Após clicar no botão para criar um novo site, você deverá escolher o host e o servidor, e após isso escolher o template ou o ambiente que quer configurar. Como eu assinei um dos planos pagos, terei acesso a todas as opções (conforme a imagem abaixo), porém com o plano gratuito somente as opções WordPress e WooCommerce estarão habilitadas.Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

Para que você consiga seguir esse tutorial sem ter que pagar nada, vou configurar o template do WordPress, porém já estou escrevendo um outro artigo sobre como configurar e utilizar o Mautic utilizando Digital Ocean + Agius Cloud com um serviço de SMTP Realy. Não sei se você conhece mas o Mautic é um sistema de automação de marketing open source que vem evoluindo bastante nos últimos anos. Se você não quiser perder esse super artigo/tutorial, fale comigo ao final desse artigo no campo de comentários!

Então vamos lá, clique em WordPress para iniciar a configuração. Vou criar o site no subdomínio wordpress.profissaoweb.com.br (lembre-se de configurar esse subdomínio na sua tabela DNS, caso contrário não conseguirá acessar o site por essa URL). Veja como ficou minha configuração:

Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

Após clicar em instalar WordPress, recebi um erro dizendo que o domínio já foi cadastrado no sistema e a tela não é redirecionada para a visão geral de sites. Porém, quando clico novamente em Sites no menu principal do sistema vejo que o site está sendo configurado. Já reportei esse bug ao suporte, e imagino que quando você estiver lendo esse artigo não receberá mais esse tipo de erro. Após a conclusão da instalação, caso a sua tabela DNS já esteja com o registro devidamente apontado para o servidor, então o seu site já deverá estar respondendo através do subdomínio.

Após a criação do site você pode acessar a configuração do mesmo clicando em Sites, no menu principal, e depois clicando em cima do site que você deseja configurar. A primeira aba mostrada é a Detalhes.

Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

Nessa tela você tem acesso ao IP do seu servidor, caso precise fazer alguma configuração (basta clicar em cima do IP para copiá-lo). Você também pode ativar um domínio temporário, para o caso do site estar inacessível pelo endereço que você escolheu (se ainda não configurou sua tabela DNS, utilize esse recurso, ou mesmo para uma aplicação em desenvolvimento). Além disso, é possível trocar a versão do PHP e o sistema de cache.

Na aba Acesso, você poderá verificar todos os seus dados de acesso aos sistemas do site que você criou (Banco de Dados, FTP, SSH), além dos links para acessar o gerenciador de arquivos e o PHPMyAdmin.

Particularmente, no caso do PHPMyAdmin, quando você clica no link de acesso, o navegador exibirá uma caixa de diálogo solicitando um nome de usuário e uma senha, esses são os dados de acesso HTTP (o terceiro item da lista de acessos). Quando você digitar esses dados, será redirecionado para o PHPMyAdmin, e aí você utilizará os dados do MySQL para logar.

Gerenciamento de Servidores VPS com Agius Cloud. Será que funciona?

Na aba SSL, e nesse caso só estará disponível nos planos pagos, você poderá ativar o certificado SSL do Let's Encrypt, que é suficiente para qualquer tipo de aplicação web, inclusive para autenticação segura em lojas virtuais.

Por último você ainda tem um assistente de migração, no caso de estar transferindo o seu site de uma outra hospedagem para o seu novo servidor vps.

Uma última coisa que gostaria de comentar é que, como a Agius Cloud configura um servidor NGINX, seus sites precisarão utilizar diretivas para esse servidor. No caso de você fazer a instalação da sua aplicação através de templates, as regras serão aplicadas automaticamente, porém se você utiliza um sistema proprietário, precisará converter suas diretivas .htaccess para diretivas próprias do NGINX. Nesse caso você precisará salva-las no diretório /conf/nginx de cada site. O arquivo com as regras NGINX deverão ser salvos obrigatoriamente com a extenção .conf, e podem ter qualquer nome, prefira não utilizar símbolos nesse caso. De toda forma, se você tiver alguma dificuldade na instalação do seu site, ou na configuração das diretivas para o NGINX, basta entrar em contato com o suporte, que eles fazem a configuração das regras para você.

Nem tudo são flores...

Apesar de ter ficado impressionado com a agilidade do sistema, e a forma como ele executa as tarefas, algumas coisas me incomodaram um pouco.

A primeira delas foi a falta de um lugar no painel onde pudéssemos colocar as configurações do NGINX. Em contato com o suporte me disseram que já estavam implementando essa função e que em breve estaria disponível.

Um outro ponto que pode melhorar é o sistema de suporte. Hoje a Agius Cloud utiliza o suporte via chat do Facebook, o que, diga-se de passagem, é super eficiente. Nos planos pagos, uma aba Suporte é disponibilizada, e as interações ocorrem por email. Eu realmente gostaria de ver um chat dentro da plataforma, para facilitar as coisas. Acho que isso é mais uma sugestão para melhorar, do que uma reclamação sobre o suporte, que nas minhas questões, sempre foi muito eficiente.

Por fim, eu penso que a Agius Cloud poderia disponibilizar mais recursos no plano gratuito, ou alguns créditos para que as pessoas possam testar os planos pagos para notar a diferença.

 

Conclusão

Eu estou utilizando a Agius Cloud a pouco tempo, e tenho gostado tanto, que estou migrando alguns projetos para lá. O próprio Blog Profissão Web, esse mesmo que você está lendo, e o site da minha agência, a Agência Conectar-se, estão agora hospedados na Digital Ocean por meio da Agius Cloud. E a possibilidade e facilidade de instalação do Mautic de forma praticamente automática, tem facilitado muito a minha vida na execução de muitos projetos de Marketing Digital.

Por isso a minha conclusão final é que a Agius Cloud é uma excelente opção para quem deseja utilizar um servidor VPS de baixo custo e alta qualidade, como a Digital Ocean. Com um suporte muito satisfatório, e planos com valores honestos, a Agius Cloud, sem dúvida nenhuma vai brigar pelo primeiro lugar entre as empresas que oferecem o mesmo tipo de serviço. Então, o que você está esperando para testar o serviço da Agius Cloud?

Então é isso desenvolvedor, espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma a evoluir nas questões de hospedagem e a decidir sobre a melhor hospedagem para o seu projeto. Caso você tenha alguma dúvida, dificuldade, ou mesmo uma crítica ou elogio, eu gostaria muito de saber. Utilize o campo de comentários logo aqui abaixo, e não se esqueça de compartilhar esse artigo para ajudar a muitos desenvolvedores por aí... Um forte abraço e até a próxima!

Gostou desse artigo? Veja mais em Análise de Serviços